Tudo sobre a carne de Hambúrguer

Para fazer um hambúrguer inesquecível é preciso muita atenção e cuidado a todas as partes do processo, desde a escolha dos ingredientes e a forma de preparo até a embalagem em que ele será servido. Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a escolher a melhor carne para hambúrguer.

Como escolher a carne para um hambúrguer perfeito?

Quem está acostumado a comprar carne tem facilidade de identificar quais são as carnes mais baratas e as mais caras.Mas você sabe a qual parte do boi ela pertence?Na maioria das vezes a resposta e não.

A dica principal é dividir o boi em dianteiro e traseiro. O traseiro basicamente são carnes para churrasco e mais macias. O dianteiro são carnes mais duras e muito boas para o hambúrguer.

A primeira qualidade das carnes do dianteiro é o sabor, ninguém quer comer um hambúrguer sem gosto. E para completar são carnes mais baratas, pois são mais difíceis de serem preparadas porque são mais duras.Evite carnes com muitos nervos, senão quando moer e fizer seu hambúrguer encontrará aqueles pedacinhos indesejáveis a cada mordida – isso estraga tudo.

No dianteiro do boi, as carnes mais comuns no hambúrguer são: acém, peito e pescoço. Se você escolher pelo menos uma destas, já tem grande probabilidade de acertar. Todas elas custam pouco e são muito saborosas, principalmente se combinadas entre si ou com outras.

Como moer a carne para fazer um hambúrguer perfeito?

Comece pedindo ao açougueiro para limpar a carne e deixá-las livres de nervos e dos tecidos que muitas vezes revestem algumas partes da carne. O ideal é pesá-las depois de limpa para ter a quantidade certa de carne e gordura. Mas não estranhe se ele pesar antes, já que o preço da carne é dado na peça bruta.

Depois de limpas, peça para as carnes escolhidas serem cortadas em cubos grandes (com uns 6cm de largura), assim como a gordura que será misturada. O objetivo é conseguir misturar as carnes com a gordura enquanto vai moendo a carne.

Para evitar levar a carne que o cliente anterior moeu, o correto é pedir para dar uma limpada no moedor antes de moer seu blend que foi escolhido com tanto cuidado. Na hora de colocar a carne no moedor, coloque pedaços alternados de carne e gordura.

Quais os pontos da carne possível para um hambúrguer?

Como todos já devem saber, nossos pontos preferidos são “ao ponto” e ao “ponto para mal passado”.

Acertar o ponto desejado, principalmente o “ao ponto para mal passado” e o “ao ponto” são os mais difíceis, simplesmente porque são intermediários e se não souber o que está fazendo vai acabar tirando antes ou depois.

Mas nem todo mundo tem este termômetro e nem mesmo quer ter este nível de precisão. Então a melhor forma é fazer alguns testes em seu fogão com a sua panela escolhida ou na sua chapa.

  • mal passado: 1min30 de cada lado
  • ao ponto para mal passado: 2min de cada lado
  • ao ponto: 2min30
  • ao ponto para bem passado: 3min30
  • bem passado: 4 a 5 minutos de cada lado

Qualquer mudança na altura do hambúrguer, potência do fogão e panela altera o tempo de cocção. O raciocínio é simples, se o hambúrguer for mais fino, deixe menos tempo, pois a carne aumenta a temperatura interna mais rapidamente. Não use um fogo muito forte, pode queimar a carne e terá um gosto amargo. O mesmo acontece se usar uma panela muito fina que não distribui o calor por igual na superfície.

Opte por uma carne com boa quantidade de gordura

A carne ideal de um hamburguer deve ter entre 20% e 25% de gordura.Para cada quilo de carne, é necessário acrescentar 200 ou 250 gramas de gordura.

Por que utilizar sempre carne fresca?

A nossa recomendação e que você não abra mão de utilizar a carne fresca,moída na hora.Embora o congelamento possa trazer praticamente,o sabor,a textura e as propriedades do hambúrguer podem se perder nesse processo.

 

 

 

 

 

  

 

 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
DMCA.com Protection Status
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial